sexta-feira, 16 de julho de 2010

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA AS ETAPAS REGIONAIS DO III COFE




Estão abertas as inscrições para as etapas regionais do III Congresso Fora do Eixo. Seis congressos regionais serão realizados entre agosto e setembro deste ano, nas cidades Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Carlos (SP), Santa Maria (RS), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG).

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário referente a sua respectiva região, disponível na página virtual www.foradoeixo.org.br/congresso, ou no final deste texto. Lá também é possível conferir as datas em que os eventos serão realizados.

Após as regionais, acontecerá a etapa nacional do III Congresso Fora do Eixo, que será realizada entre os dias 10 e 17 de outubro, em Uberlândia (MG). Estima-se que pelo menos duzentas pessoas participarão desta etapa do projeto.

Esta terceira edição conta com o patrocínio do Programa Cultura e Pensamento. Trata-se de um programa nacional de estímulo à reflexão e à crítica cultural, que selecionou oito projetos neste ano de 2010.



Sobre o congresso - O Congresso é uma das maiores ações da rede Circuito Fora do Eixo e seu histórico vem demonstrando a capacidade de aglutinar e mobilizar grupos para discussão e criação de mecanismos dinâmicos de atuação na área cultural. Já foram realizados dois congressos: em Cuiabá-MT, pelo Espaço Cubo, e em Rio Branco-AC, pelo Coletivo Catraia. Os intensos debates originaram a Carta de Princípios e o Regimento do Circuito Fora do Eixo, além de referenciarem o evento como um indicador da musculatura desta rede.


Fundado em 2005 por coletivos independentes de MT, PR, AC e MG, o Circuito Fora do Eixo tornou-se um movimento legítimo da cultura brasileira, apostando em empreendimentos coletivos cada vez mais crescentes na cadeia produtiva cultural, por meio da música independente. Hoje conta com 50 coletivos e com representantes em todos os Estados brasileiros, trocando tecnologias e conhecimentos cotidianamente, decidindo e trabalhando em ações conjuntas, como é o caso do Congresso Fora do Eixo.

Em 2010, o III Congresso Fora do Eixo terá como anfitrião o Coletivo Goma de Uberlândia-MG, e por uma semana receberá debatedores que abordarão temas ligados ao universo da cultura brasileira, dentre os quais: economia criativa, artista e mercado musical, tecnologia social, empreendedorismo e economia solidária, e ainda como fomentar as discussões sobre políticas públicas para a cultura.

Além dos Pontos Fora do Eixo, o debate será aberto a outros grupos e indivíduos que tenham o interesse em participar. Ressalte-se que todos os conteúdos serão disponibilizados na internet a exemplo dos anos anteriores. A programação prevê: Pela manhã: Mesas Redondas com a participação de profissionais e gestores – todos ligados aos temas já citados – convidados para a ocasião. A meta é abordar o processo de construção de redes de cooperação, promovendo a transversalidade entre a cultura e outras áreas sociais que encontram em organizações coletivas o foco de atuação. Pela tarde: Grupos de Trabalhos, enfocando desde a apresentação de projetos concluídos à proposições para o planejamento dos anos 2010/2011.

Os Grupos de Trabalho serão divididos entre os eixos: Sustentabilidade; Comunicação; Circulação; Distribuição e Produção; Tecnologia de Som e Luz . Espera-se, assim, alcançar como resultados: a) A Formação de novas lideranças nos coletivos de cultura, com a qualificação dos indivíduos para gestão; b) Disseminação dos valores de cooperação, coletivismo e processos rizomáticos, tais como o experimentado no Circuito; c) Preparação de agentes produtivos para uma prática reflexiva do fazer cultural do ponto de vista simbólico, econômico e cidadão; d) A Elaboração do Programa Fora do Eixo 2010/2011, contemplando os setores de circulação, distribuição, comunicação, sustentabilidade e tecnologia.



↛ Congresso FDE - Etapa Sudeste - MG/ES
Quando - 15 - 17/09
Onde - Belo Horizonte (MG)
Como se inscrever - Formulário de Inscrição 

Nenhum comentário: