Sobre o Goma

O QUE É O GOMA?
O GOMA é um coletivo de artistas, produtores e agentes de mídia independente de Uberlândia/MG,  integrado à rede nacional CIRCUITO FORA DO EIXO. É um dos Pontos Fora do Eixo fundadores do Circuito, sendo responsável pela coordenação dos coletivos da região Sudeste. O Coletivo GOMA é hoje formado por 9 pessoas: Talles, Débora, Tássio, Ávner, Fábio, Hick, Cleusa, Bianca e Victor.
O Coletivo surgiu em maio de 2007 com o objetivo de proporcionar um lazer agradável e inteligente ao público uberlandense, principalmente os jovens, segmento representativo de nossa populaçãoAo mesmo tempo, propunha incentivar a produção cultural local desses jovens nas suas diversas áreasmúsica, artes visuais, literatura, moda, teatro e outras manifestações artísticas. De quebra, queria proporcionar a eles espaços para discussão e atuação consciente dos cidadãos na sociedade.
Em dezembro de 2007, inaugurou o GOMA Cultura em Movimento, destinado a sediar suas ações. Trata-se de um prédio no centro da cidade, com cerca de 300 m², onde funciona uma casa de shows, com capacidade para cerca de 250 pessoase cuja programação privilegia artistas independentes, integrados em sua maioria ao CIRCUITO FORA DO EIXO.
O espaço conta com um bar, que vende bebidas, e uma loja, onde são comercializados, além da a grife GOMA, outras grifes e produtos dos coletivos, como cds, eps, camisetas e livros. São realizadas ainda mostras de artistas visuais, além de lançamentos de livros e performances teatrais, com prioridade para jovens artistasDebates, palestras e workshops também fazem parte da programação.
O coletivo tem um blog e uma webtv, que divulgam e fazem cobertura de eventos do GOMA e do CIRCUITO FORA DO EIXO, de cujo Portal o GOMA também participa. Age na mídia espontânea através de orkut, msn, twitter e outras ferramentas modernas de divulgação, além dos órgãos de informação da cidade, que estão sempre atualizados quanto à programação da casa.
Em parceria com a ONG Angá, atua no sentido de reduzir os impactos ambientais dos eventos realizados pelo coletivo, com a coleta seletiva e a reciclagem do lixo ali produzido. Já com o grupo de bordadeiras Flor de Chita, cujos trabalhos são coordenados pela grife GOMA e os produtos são vendidos na GOMA loja.
O GOMA é um empreendimento autogerido, sendo ao mesmo tempo um segmento produtivo e um movimento social e culturalestando portando alinhado à Economia Solidária. Com base nesse engajamento, o GOMA criou sua moeda complementar: o Goma Card, e vem se empenhando na busca de parcerias que viabliizem uma rede onde esta moeda possa circular, garantindo a sustentabilidade deste projeto.

  
espaço O prédio do GOMA localiza-se no centro histórico de Uberlândia, próximo à  conhecida praça da Bicota, na rua Floriano Peixoto, n. 12, em meio a um quarteirão ocupado por bares e casas noturnas tradicionais da cidade, que têm grande movimento nas noites de fins de semana, e por grandes lojas e bancos, que funcionam na parte da tarde. Na forma de um grande galpão, foi adaptado para se moldar às diferentes funções a que se destina. Abriga três ambientes: a loja/bar, o salão e o escritório/camarim. No primeiro ambiente (70 m²), encontra-se a loja, que funciona no horário comerciale o bar, que também funciona de dia e se expande para o espaço da loja durante os shows. Em uma das paredes há uma galeria de arte. No segundo ambiente (130 m²), com isolamento acústico, sistema de refrigeração e circulação de ar, há um amplo salão com palco móvelequipamentos de som e luz, e uma pista de dança com capacidade para 250 pessoasO espaço conta ainda com cozinha, depósito e banheiros masculinos e femininosde acordo com as normas de segurança e vigilância sanitária vigentes. Circula na casa um público mensal de 2500 pessoas.

loja - A loja funciona no horário comercial e está situada logo na entrada do prédio, com uma vitrine para a fachada. À noite, as mercadorias são recolhidas e o espaço é ocupado pelas mesas do bar. Vendem-se os produtos dos coletivos, tanto das bandas independentes (cds e camisetas)como livros, revistasfanzines e ainda moda (roupas e acessórios), produzida não só pela grife GOMA, com também por novos estilistas locais e de outros coletivos do CIRCUITO FORA DO EIXOAli também são vendidos antecipadamente os ingressos para os eventos promovidos pela casa. A loja promove desfiles de moda periódicos, para lançamento das coleções da grife GOMA, além de outros eventos promocionais. Oferece também cursos e oficinas de moda. A grife GOMA é parceira do projeto Flor de Chita, atuando na coordenação, execuçãodivulgação e comercialização de seus produtos. Esta iniciativa promove a produção de peças para pessoas que gostam de consumir produtos exclusivos, e ainda gera renda para aquelas mulheres. A meta é que a grande maioria dos produtos da grife GOMA seja confeccionada pelo Flor de Chita.

Arte Engomada - O Arte Engomada administra a Galeria GOMA, que é voltada para a exposição das obras de novos artistas locais nas áreas de artes visuais, fotografia e produção audiovisualCada nova exposição é inaugurada com um vernissage, divulgado nos canais da casa e na imprensa, permanecendo durante um mês. O núcleo cuida também da decoração de eventos temáticos e do visual geral do Espaço Goma. Gerido por colaboradores do Coletivo Goma, trás uma estimulante relação com as artes visuais. 

casa de shows Com um espaço físico de 250 m² e capacidade para 250 pessoas, a casa conta com um um salão com pista de dança e um palco equipado com luz e som. Desde sua inauguração, há pouco mais de dois anos, o GOMA já produziu cerca de 350 shows, com artistas das cinco regiões do Brasil e atrações internacionais, envolvendo nomes que figuram entre os principais representantes da nova cena independente, como a banda Porcas Borboletas, prata da casa, Móveis Coloniais de Acaju (DF), Canastra (RJ), Macaco Bong (MT), entre outras. São realizadas também festas com discotecagem (djs), além de três festivais anuais: o Festival Goma, o Grito Rock e o Jambolada, todos afiliados à Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes). O GOMA é membro das Casas Associadas, associação de casas de show espalhadas pelo Brasil, cuja articulação visa possibilitar que as bandas dos coletivos viagem em turnês regionais e nacionais.

Programação semanal - GOMA possui uma programação semanal voltada para a produção cultural independente de nossa região, ao mesmo tempo em que dialoga com movimentos artistico-culturais de todo o Brasil, principalmente com o Circuito Fora do Eixo e as Casas Associadas. São realizadas tanto produções próprias, quanto parcerias com produtores locais e nacionais. Nossa proposta é cada vez mais ampliar a participação destes parceiros, com o desenvolvimento de uma politica de edital para a ocupação do espaço com a integração destes parceiros a nossa moeda complementar, o Goma Card. Os eventos produzidos na casa já fazem parte da programação de fim de semana da juventude uberlandense. São divulgados através dos veículos próprios (cartazes, panfletos, blog, webtv, portal Fora do Eixo), da mídia alternativa (orkut, e-mail, twitter) da sua assessoria de imprensa. Em seu mailing list constam cerca de x nomes, entre veículos de divulgação e público direto, a quem são endereçadas mensagens divulgando programação da casa. O ponto em que o GOMA está situado, em meio ao burburinho noturno da cidade, facilita o acesso e também a divulgação dos eventos produzidos, com a afixação de cartazes sua na fachada.

Festival GOMA - Acontece anualmente desde 2008. Em suma primeira edição, contou com a participação de 14 bandas, mobilizando cerca de mil pessoas. Esta primeira edição trouxe resultados muito efetivos, o que possibilitou que conquistássemos o segundo lugar no Prêmio Dynamite de Música Independente na categoria "Casa de show". A segunda edição aconteceu em maio de 2009, apresentando vinte bandas. A capacitação dos agentes locais se deu por meio de mesas redondas que trouxeram profissionais que debateram aspectos de comunicação, sonorização, mídia e experiências associativas no contexto da música independente. A participação de diversos coletivos do Circuito Fora do Eixo possibilitou a troca de serviços e tecnologias, resultando na efetivação de novas ações, como a transmissão ao vivo do Festival pela webrádio Fora do Eixo e o lançamento dGoma Card.

Festival GRITO ROCK – O maior festival independente integrado do planetainiciou-se em 2003, em Cuiabá/MT. A partir de 2007, através da articulação do Circuito Fora do Eixo, se expandiu para mais vinte cidades. Em 2008, atingiu quarenta cidades, incluindo Buenos Aires (ARG) e Montevidéu (URU), e em 2009, cinquenta cidades. Em  2010, com x cidades, o Festival envolveu cerca de 500 bandas, além de produtores e jornalistas. Em Uberlândia, o Coletivo GOMA sedia o festival desde 2007.  Em 2008 trouxe 19 bandas do circuito independente, em 2009 se apresentaram 15 bandas e, em 2010, x bandas.


Festival JAMBOLADA - Festival de música independente que acontece em Uberlândia desde 2005é um dos fundadores da ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes). Em suas cinco edições, já contou com a presença de Nação Zumbi, Tom Zé, Cordel do Fogo Encantado, Sepultura e Pato Fu, dentre outros, além dos principais nomes do novo cenário independente. Desde sua primeira edição, também é um espaço voltado para debates e workshops sobre a construção da nova cena musical brasileira.  teve como patrocinadores as empresas Vivo e Natura, além dos mecanismos de incentivivo à cultura estadual e municipal. O Jambolada coloca Uberlândia e Minas Gerais como referência entre as cenas independentes do país, além de consolidaa rede formada por esse conjunto de cenas.


O QUE É O CIRCUITO FORA DO EIXO?
O Circuito Fora do Eixo é uma rede colaborativa e descentralizada de trabalho constituída por coletivos de cultura espalhados pelo Brasil, pautados nos princípios da economia solidária, do associativismo e do cooperativismo, da divulgação, da formação e intercâmbio entre redes sociais, do respeito à diversidade, à pluralidade e às identidades culturais, do empoderamento dos sujeitos e alcance da autonomia quanto às formas de gestão e participação em processos sócio-culturais, do estímulo à autoralidade, à criatividade, à inovação e à renovação, da democratização quanto ao desenvolvimento, uso e compartilhamento de tecnologias livres aplicadas às expressões culturais e da sustentabilidade pautada no uso de tecnologias sociais. Teve início com a união de produtores independentes de Cuiabá, Rio Branco, Uberlândia e Londrina e representa hoje a mais extensa rede de discussão e produção voltada para o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura no país. Através de mais de quarenta coletivos, chamados Pontos Fora do Eixo, se distribuem por vinte estados, nas cinco regiões do Brasilatravés de uma rede que troca informações e tecnologias, fomentando a produção e circulação de bandas de música, alem de outras iniciativas culturais, como artes visuais, moda, literatura e vídeo.  Os Pontos Fora do Eixo funcionam como empreendimentos autogeridos, sendo ao mesmo tempo um segmento produtivo e um movimento social e cultural. A pesquisa e a produção de tecnologias sustentáveis, abertas, horizontais e solidárias de gestão cultural são o fio condutor das ações do movimento. A rede democratiza toda informação  pelos blogs de difusão de tecnologia produzida. Através da Economia Solidária busca a sistematização das trocas para a implementação de uma moeda comum e complementar para toda rede.

COMO FUNCIONA O GOMA CARD?
O sistema Goma Card é uma alternativa econômica, política e cultural para o crescimento e expansão de empreendimentos culturais, colaborando com a sustentabilidade de um mercado autoral e alternativo. Este modelo é baseado no bem sucedido exemplo do Cubo Card, desenvolvido pelo Espaço Cubo em Cuiabá/MT. Pautado na troca de serviços e/ou produtos, o sistema Goma Card incentiva essa troca entre os segmentos do Goma e parceiros externos. O valor final do serviço é obtido pela média entre a composição de custos que o serviço gera e o preço de mercado. Assim, o preço em Goma Cards é um pouco mais barato do que em reais, objetivando facilitar o acesso aos produtos e serviços oferecidos, sem desvalorizar o trabalho. A valoração da moeda Goma Card é dada por sistema monetário, onde Gc$1 equivale a R$1. As trocas têm como base a tabela de Goma Card, na qual estão listados os produtos e serviços que podem ser trocados, com valores em Goma Card e Real, descrição do produto ou serviço, tempo utilizado para a realização do mesmo e setor responsável. Lançada em maio de 2009, a moeda vem sendo utilizada com sucesso dentro e fora do Goma. Vários serviços essenciais ao funcionamento da casa são realizados através da troca em Goma Card. Os usuários do sistema podem trocar a moeda pelos produtos e serviços oferecidos na tabela bem como com os demais agentes envolvidos na rede. O objetivo é ampliar cada vez mais essa rede solidária na cidade de Uberlândia fomentando e fortalecendo a cadeia produtiva da cultura local na busca da sustentabilidade deste setor.

DISSERAM DO GOMA...

"Se Cuiabá é referência nacional, Uberlândia é hoje o exemplo mais bem acabado para o estado. A cena independente do Triângulo conta com espaço próprio (Goma, criado em dezembro de 2007), um festival de porte (Jambolada, criado em 2005), e ao menos uma banda de destaque no circuito indie brasileiro (Porcas Borboletas)." - Mariana Peixoto, Jornal O Estado de Minas.

 “Cabe a pergunta: mas o que é, afinal, Gc$? Trata-se do goma card, a moeda oficial do coletivo Goma, um dos realizadores do festival, juntamente com o núcleo de produção Valvulado. O fato de esse "dinheiro" ser aceito é um sintoma da credibilidade de que o Jambolada e seus realizadores desfrutam. “ Daniel Barbosa, Jornal O Tempo, 27/10/2009.

“O espírito de integração e experimentação dos grupos coletivos integrantes do Circuito Fora do Eixo é tão intenso que eles criaram um sistema de remuneração pautado pelo estímulo e pela economia solidária. Nos eventos como o Espaço Cubo e, mais recentemente, no Goma já é possível ver moedas diferentes circulando: o Cubo Card e o Goma Card.” - Revista Brasileiros, edição 23, junho 2009.

“No Goma, me senti no Bowery Poetry Club (Nova York) ou na Casa da Matriz ou no CEP 20.000 no Rio, com a força da galera. Um empreendimento que só faz soltar as asas da imaginação, da dança e da gira superuberlândica. GOMA GOMA GOMA!” Chacal (poeta carioca, em seu blog Chacalog, 28/03/2009) http://chacalog.zip.net/arch2009-03-22_2009-03-28.html

“Uma coisa que me marcou definitivamente foi ter entrado em contato com o GOMA de Uberlândia e consequentemente o Movimento Fora do Eixo. Acho mesmo que pra música independente, esse movimento foi a coisa mais importante que aconteceu. E a tendência é crescer cada vez mais, articulando-se com os pontos mais distantes do país.” - Rogério Skylab (cantor e escritor paulista, em seu blog Godard City, 18/12/2009) http://godardcity.blogspot.com/2009/12/musica-independente-2009.html

"Um coletivo do qual vimos acontecer e se desenvolver pautado nos princípios do Circuito Fora do Eixo, inclusive sendo um membro fundador deste que é o maior movimento cultural da atualidade. O Goma potencializou nesse tempo o circuito regional mineiro independente, provando mais uma vez a conexão com os princípios do Circuito Fora do Eixo e demonstrando o potencial de articulação e crescimento. Lenissa Lenza, Espaço Cubo  Cuiabá/MT

Nenhum comentário: