segunda-feira, 31 de maio de 2010

Uberlândia sedia o 3º Congresso Fora do Eixo

O CONGRESSO FORA DO EIXO (COFE) é uma das maiores ações da rede que compõe o Circuito Fora do Eixo, movimento político cultural fundado em 2005 por coletivos independentes de algumas regiões brasileiras como Mato-Grosso, Paraná, Acre e Minas Gerais. Devido ao seu grande poder de articulação, tornou-se um movimento legítimo da cultura independente brasileira, apostando em empreendimentos coletivos cada vez mais crescentes em torno da cadeia produtiva cultural, através da música independente.  Hoje conta com 50 coletivos trocando tecnologias e conhecimentos cotidianamente, decidindo e trabalhando em ações conjuntas,  sendo 
O CONGRESSO FORA DO EIXO (COFE) é o principal encontro presencial desta rede colaborativa. A primeira edição do Congresso aconteceu no Festival Calango, em Cuiabá - MT, e já trouxe ótimos frutos. A segunda edição foi realizada em Rio Branco - AC no Festival Varadouro, sediada pelo coletivo Catraia, onde foram realizados intensos debates que originaram a Carta de Principios e o Estatuto do Circuito Fora do Eixo, dando uma musculatura efetiva para os núcleos gestores e fortalecendo a sustentabilidade da rede. Agora, com o Circuito maduro pode-se chegar muito além.

O 3º CONGRESSO FORA DO EIXO (COFE) surge para manter a continuidade do Encontro e Planejamento anual do Circuito Fora do Eixo, na perspectiva de fortalecimento do que se tornou hoje a maior rede independente articulada do país. Em 2010 o Coletivo Goma será o anfitrião e a terceira edição acontecerá em Uberlândia - MG, durante o Festival Jambolada.

Visando o fortalecimento de intercâmbios e ligações em rede com agentes da cadeia produtiva cultural, além da qualificação e formação dos pontos integrados ao Circuito Fora do Eixo, o 3º CONGRESSO FORA DO EIXO (COFE) se propõe a apresentar o contexto de organizações coletivas atuantes em outras áreas sociais, como o  empreendedorismo, educação, economia solidária, economia criativa entre outros. Apostando na formação, o Congresso traz consultores desses diversos temas relacionados, para analisar as atividades institucionais da rede e dos coletivos que a compõe, elaborando propostas para o melhor desenvolvimento do Circuito.

Este III Congresso Fora do Eixo acontecerá durante uma semana. Diversos debatedores abordarão os variados temas que permeiam os trabalhos da rede, com vistas à qualificação das atividades do Circuito. Além dos Pontos Fora do Eixo, outros grupos, que têm o interesse em fazer parte do processo, poderão participar e todos os conteúdos produzidos serão disponibilizados via internet tal como nos anos anteriores.

Ainda será trabalhado dentro do 3º CONGRESSO FORA DO EIXO (COFE) as especificidades da rede com os GT´s (grupos de trabalho) e plenária geral, que correspondem às demandas organizacionais da rede com vistas a apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o ano, bem como deliberações sobre o planejamento das próximas ações.

Nenhum comentário: