sexta-feira, 4 de junho de 2010

Esta chegando o 3º Festival Goma de Música Independente


O Festival GOMA é um evento de música independente que acontece em Uberlândia desde 2008. O III Festival Goma de Música Independente pretende se firmar como uma das grandes plataformas da música independente mineira, aglutinando artistas, produtores, jornalistas e agentes que pensam, articulam e dão vida a esse segmento da música brasileira.

O Festival GOMA adota o conceito de música independente formulado pela ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes): uma criação musical autoral, divulgada por meio de shows, CDs, e meios de comunicação em geral (inclusive a internet) sem o amparo das grandes gravadoras e dos grandes meios de comunicação com uma postura artística que privilegia o trabalho artístico criativo em detrimento dos formatos ditados pelo mercado fonográfico.

Em suas duas primeiras edições o festival foi realizado totalmente sem verba pública. Este ano tivemos o projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cutura, através do Fundo Municipal, em R$35.000,00. Este fato nos deixou muito felizes, pois além do reconhecimento pela cidade de nossas ações, teremos condição de apresentar uma produção mais estruturada.

A terceira edição do Festival Goma acontecerá em agosto deste ano, mas já começa a movimentar o cenário independente. Em Cuiabá, na Casa Fora do Eixo, foi realizada a primeira prévia para o festival no sábado, 29 de maio e assim que tivermos o resultado já divulgaremos por aqui.

A realização das primeiras edições foi possível graças ao trabalho da equipe goma e aos parceiros que fazem parte da rede de nossa moeda complementar, o Goma Card, e com certeza esta ferramenta econômica irá potencializar os recursos conseguidos pelo edital da Secretaria de Cultura de Uberlândia.

Esperamos para este ano o mesmo sucesso que tivemos nos anos anteriores!

Nenhum comentário: