sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Sexta, 27/11 @ Festa Perpendicular: Mini Box Lunar (AP) e Maldito Sudaka
Um imprevisto impediu o MINI BOX LUNAR de se apresentar em Uberlândia no mês passado, durante o Festival Jambolada. Antes tarde do que nunca, porém, a banda, certamente uma das raras representantes do cenário musical amapaense - quiçá a primeira (?) - a pisar nessa Terra Fértil, se apresenta no Espaço Goma na próxima sexta, 27 de novembro, na Festa Perpendicular, parte da programação da III Mostra de Cinema e Vídeo do Triângulo. Sobre a banda, o músico e blogueiro Caco Ishak divaga: "Lembra daquela rosa que o Pequeno Príncipe cuidava no asteróide B612? Pois é. No caso, são duas. Daria mais trabalho, portanto. Não sobrasse macho na Mini Box Lunar. O pano de fundo, porém, não muda muito. Viajam, eles. Longe. Além do mundo da lua. É doce, sumano."
Ouça Mini Box Lunar: myspace.com/miniboxlunar
Foto: Divulgação
Maldito Sudaka
Maldito Sudaka surgiu no início deste ano e em pouco tempo chamou atenção na cena musical local. À frente, o chileno Hilario se encarrega das composições, voz, violão e guitarra. Na cozinha, Marcio Bonesso, experiente baixista da "média guarda" de Uberlândia, faz dupla com ninguém menos que Jack, também conhecido como O Cara nas baterias e percussões. Mês passado, a banda desbancou favoritos e conquistou uma das vagas nas Prévias Seletivas do Festival Jambolada 2009, sinal que a mistura de ritmos latinos, rock, samba, bossa nova, bolero, músicas étnicas e jazz tem dado certo e ainda deve surpreender muita gente.
Ouça Maldito Sudaka: maldito-sudaka.conexaovivo.com.br
Foto: Hick Duarte - Goma Comunicação
Serviço:
Festa Perpendicular
Sexta, 27/11/09, 23hs @ Espaço Goma
Shows:
Mini Box Lunar (AP)
Maldito Sudaka (MG)
Discotecagem Astral:
Tassim (Goma TV)
Entrada: 5,00 (Aceita-se Goma Card)
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Abertas as inscrições para interessados em realizar o Grito Rock 2010
Estão abertas as inscrições para produtores interessados em participar da rede de realização do Grito Rock 2010. No próximo ano, o maior festival em rede da América Latina será promovido de 22 de janeiro a 27 de fevereiro, período marcado pelas festividades do carnaval.
Na oportunidade, dezenas de eventos serão promovidos nas mais diversas cidades brasileiras. Em 2009, quase cinquenta cidades foram sedes do Grito Rock. Para a próxima edição, a expectativa é que o número de municípios integrados aumente em pelo menos 20%.
Para participar é necessário que o produtor interessado desenvolva trabalhos exclusivamente no setor da música independente e que preencha adequadamente o formulário de inscrição disponível no link abaixo.
Produtores interessados em participar pela primeira vez da rede devem enviar o clipping com matérias publicadas em veículos de comunicação referentes ao próprio trabalho para o email gritorock2010@gmail.com. Além disso, no caso de GR's com mais de uma edição realizada, é imprescindível que o produtor tenha prestado contas do festival no ano anterior, fornecendo as informações solicitadas à Central de Produção.
Mais informações sobre o festival podem ser buscadas no www.foradoeixo.org.br ou diretamente com cada regional do qual a cidade faz parte (ver abaixo).
+ Edital de Realizadores do Grito Rock 2010
+ Ficha de Inscrição
Realização - O Grito Rock é um projeto que faz parte do calendário de ações do Circuito Fora do Eixo, rede de trabalhos que reúne dezenas de coletivos de cultura em todo o país. O projeto é uma realização do CFE em parceria com os coletivos locais.
Espaço Cubo - Instituto Cultural
Contato: Alfa CanhettiAV. Presidente Marques, 240, Centro. CEP: 78055-030. Cuiaba-MT
Contato: 65-3052-0321/ 9289 3170
E-mail: contato@foradoeixo.org.br
Goiás
Coletivo Pequi
Contato: Nowhah Luiza
Av.Federal, 183, Jundiaí, Anápolis-Goiás
Email: coletivopequi@gmail.com
Tel: (62)9283-1741
:: REGIONAL NORDESTE
Lumo Coletivo
R. Nadir de Medeiros, 430, Piedade - CEP: 54410-110. Jaboatão dos Guararapes, PE
Contato: (81) 3361 8171 / 9462 0031 (Gabriel Cardoso)
Email: lumocoletivo@gmail.com
:: REGIONAL NORTE
Coletivo Palafita
Contato: Otto Ramos
Telefones: (96) 3224 3352 (96) 9117-8367
E-mail: ottopalafita@gmail.com
:: REGIONAL SUDESTE
MINAS GERAIS & OUTROS
Contato: Ávner Andrade
Av. Floriano Peixoto, 12, Centro. CEP: 38400-100. Uberlândia-MG. Contato: 34-3224-7047/ 8854-8602 E-mail: contato.goma@gmail.com
SAO PAULO
Massa Coletiva
Contato: Sarah Mascarenhas
Rua Sete de Setembro, 2053, Centro. CEP: 13569-000. São Carlos-SP.
Contato: 16-3412-7124/ 92847226
E-mail: gritorocksaocarlos@gmail.com
:: REGIONAL SUL
Associação Sonar Cultural + ExtremoROCKsul
Contato: Leonardo Brawl Márquez
Rua Veador Porto, 25, Sala 06, Santana, CEP 90610-200, Porto Alegre-RS.
Contato: (51) 93130166
E-mail: leon.brawl@gmial.com
Site: http://
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Observatório Fora do Eixo
Programação do Observatório: Conferência Livre de Comunicação
"Movimentos da comunicação social" - Estudantil, Software Livre, Mídias independentes
Locução: Sarah Mascarenhas (Massa Coletiva)
GT - Redação + Fora do Eixo Card - Sarah Mascarenhas (Massa Coletiva)
GT - Audivisual/WebTV + Fora do Eixo Card - Thiago Dezan
Locução: Carol Tokuyo (Massa Coletiva)
GT - Assessoria Fora do Eixo - Agência + Fora do Eixo Card - Dríade Aguiar
Locução: Felipe Silva (Massa Coletiva)
Mediação: Sarah Mascarenhas (Massa Coletiva) e Daniel Roviriego (Massa Coletiva)
MAIS INFORMAÇÕES
O Observatório Fora do Eixo Card acontecerá de 16 a 20 de novembro, das 20h às 22h30.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Primeiro Ep da banda Rinoceronte é lançado pelo projeto Compacto.REC
Fomentar produções que apresentem uma qualidade estética superior, e que não estejam necessariamente ligadas aos grandes centros políticos: a concepção do Circuito Fora do Eixo encontra um dos seus maiores expoentes na banda Rinoceronte, de Santa Maria, cidade gaúcha de apenas 270 mil pessoas, mas que se encontra em posição estratégica, no centro do estado.
A banda, que investe numa sonoridade que vai na contramão dos moldes do já estabelecido ''rock gaúcho'' - que geralmente privilegia referências oitentistas e brit-pop - se coloca num espaço que fica entre o rock setentista e o stoner rock contemporâneo, influência comprovada até mesmo na presença de palco dos integrantes da banda.
MACONDO COLETIVO
Além dos palcos, a banda integra as ações do Macondo Coletivo, coletivo integrado ao Circuito Fora do Eixo e que atua desde 2004 na produção cultural independente, agregando transversalidade das artes, através de ações que englobam os campos da música, teatro, artes plásticas, cinema, entre outros. Juntamente com as atividades, o coletivo também desenvolve o Festival Macondo Circus e espaços como a Sala Dobradiça, espaço expositivo potencialmente flexível que visa a difusão de propostas visuais de artistas novos, tanto do Brasil quanto do exterior.
O Macondo Coletivo integra o Circuito Fora do Eixo, que é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de Circuito Fora do Eixo.
COMPACTO REC
O Compacto REC é um projeto que teve início em 2007, com o objetivo de lançar singles virtuais em rede, através dos veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo. A primeira banda lançada foi a Madame Saatan (PA). Na seqüência vieram artistas de todas as regiões do país como as elogiadas Bang Bang Babies (GO) e Filomedusa (AC). Os últimos lançamentos deste ano foram Porcas Borboletas (MG) e Boddah Diciro (TO). Com a liberação dos fonogramas para downloads, o projeto alinha uma iniciativa de trocas para remunerar o autor do trabalho em um sistema de economia solidária, pautado na oferta de serviços e produtos integrados ao Circuito Fora do Eixo.
SOBRE O CD
O primeiro lançamento da banda mostra amadurecimento em termos de qualidade técnica e estética. O garage/stoner da banda consegue aliar momentos de peso que soam quase heavy metal, como em "Anda no Ar", com passagens que imprimem uma abordagem mais pop ao estilo, como nos vocais de "Chaves e Segredos". Fechando ainda o disco, há toda a energia rocker de "O Choque", que cumpre o prometido pela banda. Um ponto importante a ser destacado na produção do CD é o conceito visual da capa, elaborado pelo coletivo de designers Bicicleta Sem Freio, cujo trabalho pode ser visualizado no clipe da música "My Favorite Way", da banda Black Drawing Chalks (GO), videoclipe que concorreu na edição de 2009 do VMB nas categorias Aposta MTV, Rock Alternativo e Videoclipe do Ano. A banda, que está na Coletânea Fora do Eixo 2009, terá o seu EP primeiramente disponível apenas para download, e será distribuído nacionalmente pela Fora do Eixo Discos.
Acesse e baixe o EP Rinoceronte: http://compactorec.foradoeixo.org.br
domingo, 18 de outubro de 2009
Compacto Rec lança álbum "Strange" do Boddah Diciro
O rosto do rock independente do Tocantins apresenta o seu novo trabalho: Strange. Gravado no estúdio RockLab em Goiânia (O mesmo que gravou o "Artista Igual Pedreiro" do Macaco Bong e o "Life Is A Big Holiday For Us", do Black Drawing Chalks), o CD mostra uma banda já amadurecida na sua proposta de unir um conceito grunge com outras sonoridades.
O que mais chama atenção no material é o formato físico: a sua primeira tiragem vem com o design de um livreto, com o qual é possível montar um quadro com a ilustração do conceito central do disco. A distribuição deste, que conta com 11 faixas, está sendo feita pelos selos independentes Fósforo Cultural (GO), Fora do Eixo Discos e agora pelo Compacto Rec. O título conta com o patrocínio do Edital de Cultura Palmas pra Cultura 2008.
COMPACTO REC
A iniciativa do Compacto.Rec surgiu com a intenção de viabilizar a circulação e distribuição dos produtos gerados pelos artistas do Circuito Fora do Eixo. A idéia é produzir uma compilação mensal com músicas, letras, release e fotos através da rede de veículos integrados.
Pautado em princípios de empreendedorismo solidário, esse projeto surge com o objetivo de fortalecer a cultura de troca de informações digitais, uma maneira de romper com os vínculos tradicionais da indústria fonográfica e dinamizar a circulação de conteúdos das bandas do Circuito Fora do Eixo.Além desses, já foram lançadas outros títulos de bandas significativas no cenário nacional, como Filomedusa, Madame Saatan e um especial com a edição de 2007 do Festival DemoSul.
SOBRE A BANDA
A Boddah Diciro existe desde 2005, e desde então já acumula participações em Festivais em todo o Brasil, como a Virada Cultural 2008 (SP), Bananada 2009 (GO), IX Festival Casarão (RO), 4º Festival Varadouro (AC), Feira da Música 2008 (CE), IV TacabocanoCD (GO), 5º Grito Rock Cuiabá (MT), o 4º e 8º Festival Vaca Amarela (GO), as quatro últimas edições do PMW Rock Festival (TO), 4º e 5º Tendencies Rock Festival, também de Palmas. Juntamente com essas participações, a banda também possui dois EPs lançados: Get Your Own Flowers e Might Go Home, ambos de 2006.
SOBRE O CD
Num primeiro momento, uma banda que investe numa estética garage rock já atrai olhares diferenciados. Mas a Boddah Diciro ignora qualquer prognóstico com o seu novo álbum, Strange, aonde o grunge característico da banda encontra uma linguagem menos datada para se expressar, e investe em temas diferenciados ao longo do disco, sem deixar de lado o ar sombrio e “estranho” que o permeia.
Outro ponto a ser destacado é o duo de vocalistas, que além de um belo timbre, demonstram também segurança e versatilidade no momento de cantar em inglês e português.
O disco se inicia com a faixa-título Strange, que em breve terá um videoclipe, e desde já, se tem uma amostra da atmosfera densa do disco, tanto nas letras, quanto nos temas musicais. “Optamos pelos dramas humanos, triviais ou não, porém universais.”, já diz a própria banda.
Veja a resenha completa feita por Eduardo Mesquita aqui.
Abaixo o Compacto.Vídeo da banda.
JAMBOLADA 2009
Confira o final desta matéria e muito mais no site oficial do festival.
sábado, 17 de outubro de 2009
MUITO MAIS QUE UM VELHO JEANS!
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Mais uma do Goma Moda
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Goma Moda promove Bazar
Estilo, criatividade e originalidade sempre estiveram no Goma Moda, um espaço aberto para as novas ideias de moda como manifestação cultural. Assim, o Brechó, que é uma forma alternativa de se trabalhar com roupas e acessórios, acontece mais uma vez no espaço da loja, oferecendo produtos divertidos, conceituais e baratíssimos!
Além disso, peças maravilhosas da estilista Meiriane estarão disponíveis, com preços especiais.
Serviço:
O quê: Chá das cinco
Quando: dia 3 de setembro as 5 horas
Onde: GOMA - Floriano Peixoto, 12
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
clipe A Passeio: entrevista e clipe
Compacto.Vídeo - Porcas Borboletas from tvforadoeixo on Vimeo.
Agora o clipe que o Danislau falou na estrevista:
Direção e edição: Ricardim.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Porcas Borboletas lançam novo disco pelo Portal Fora do Eixo
Leitura obrigatória: resenha faixa a faixa feita pelo jornalista e escritor Alex Antunes*:
Foto: Roberto Chacur
* Sobre Alex Antunes: jornalista, escritor, produtor musical e pesquisador. Como jornalista, atualmente escreve para a Rolling Stone. Foi editor da Bizz (revista mensal de música, editoras Abril e Azul), criador da Set (revista mensal de cinema, editoras Abril e Azul), jornalista cultural (música, cinema, literatura, comportamento) na Veja, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde (SP), Jornal do Commercio (PE), Animal, General e Zero. Escreveu o romance A Estratégia de Lilith (ed. Conrad), que está sendo adaptado e produzido para o cinema, com direção de Francisco César Fo. e roteiro de Hilton Lacerda (Amarelo Manga, Baixio das Bestas, Baile Perfumado, Cartola). Como produtor musical, trabalhou em álbuns como os tributos a Arnaldo Baptista (Sanguinho Novo, Eldorado) e a Luiz Gonzaga (Baião de Vira Mundo, Candeeiro/ YB/ Trama), e a coletânea original do rock de vanguarda paulista, (Não São Paulo).
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Observatório Fora do Eixo
O Observatório Fora do Eixo é uma frente gestora da rede de coletivos culturais independentes do país chamado Circuito Fora do Eixo. O principal intuito do Observatório é aprimorar os princípios norteadores do Circuito através de suas frentes gestoras, possibilitando o desenvolvimento cada vez maior dos trabalhos concebidos em rede.
O 1º Observatório foca suas atividades na frente gestora Fora do Eixo Card criada para estabelecer um sistema econômico solidário e autoral entre os coletivos da rede. Painéis sobre temas da economia solidária e grupos de trabalho formados por frente gestora para a aplicação de tecnologias do sistema, constituem a metodologia do evento que acontece exclusivamente online através da web rádio fora do eixo, msn do grupo e por uma sala de chat exclusiva do Observatório.
Programação:
- Mediador Rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi
* GT – Balanço FECARD Portal Fora do Eixo – Rádio e Tv
- Mediadores Gerais: Talles Lopes e Carol Tokuyo
- Mediadores rádio: Felipe Alten e Rodrigo Palerosi
* GT – Balanço FECARD Portal Fora do Eixo – mídia, redação e design
- Mediadores geral: Ricardo Rodrigues e Carol Tokuyo
* GT – Balanço FECARD Fora do Eixo Discos – bancas (produtos) e bandas
- Mediadores geral: Ricardo Rodrigues e Roberto Scalia
* GT – Balanço FECARD Festival FDE, Obsevatório, GR – eventos
- Mediadores geral: Roberto Scalia e Talles Lopes
* GT – Balanço FECARD Sonorização Fora do Eixo – palco, som, produção musical
- Mediadores geral: Ricardo Rodrigues e Carol Tokuyo
MAIS INFORMAÇÕES: O Observatório Fora do Eixo Card acontecerá de 03 a 07 de agosto, das 20h às 22h30. Os seminários e bates papos poderão ser acompanhados através da Rádio Fora do Eixo.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Cineclube da Esquina apresenta:
sexta-feira, 17 de julho de 2009
GomaCard no Goma Moda
Olha o Goma Card circulando!
A banda Porcas Borboletas vem trabalhando na gravação do segundo cd "A Passeio" desde o final de 2008. Em meados de agosto, o cd será lançado e a banda entrará em turnê.
Neste contexto, a galera do Porcas procurou Ana Paula Rios e Lucas Laender, do Coletivo de Moda do Goma, para criarem um novo figurino.
"Nos baseamos no nome do disco e na capa, que é minimalista. Buscamos várias palavras, vários elementos que estivessem ligados à essa ideia de passeio: pipoca, pipoqueiro, praça, cinema, bicicleta, bilhete de cinema", disse Lucas Laender, responsável pela concepção e criação das estampas.
"O CD é muito forte, é bem voltado para a questão dos conflitos internos. O figurino baseado nisso sairia muito carregado, muito pesado, então optamos por explorar o lado lúdico da ideia", completou Ana Paula Rios, que assina a arte-finalização e a produção das roupas.
Os novos figurinos mesclam peças produzidas pelo próprio coletivo e roupas de griffes mais conhecidas. Agregado a isso ainda existem o serviço de estamparia, bordadeiras, costureiras, etc.
Todo o serviço do Núcleo de Moda foi pago em GomaCards, cerca de Gc$ 500,00, que a banda obteve tocando na casa.
Este é mais um exemplo de como a moeda complementar pode ser utilizada dentro dos Coletivos que compõem o Circuito Fora do Eixo.
Para saber mais: blog do GOMA
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Trocando Figurinhas
Baseados nessa experiência, nós do Goma decidimos realizar aqui o mesmo processo de imersão que vivenciamos por lá, marcando para os dias 4 e 5 de julho o I Congresso Interno Goma Cultural.
Neste Congresso pretendemos utilizar a dinâmica de debates vivenciada no Massa Coletiva e ainda, por meio de assembléia geral, finalizar o Estatuto da Associação Goma Cultural.
Confira também no blog Cubo Card, matéria escrita por Lenissa Lenza que traz alguns detalhes do que foi debatido na I Conferencia do Massa Coletiva. Ela acompanhou o debate pela net e fez ótimas observações sobre o que viu.
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Goma participa da I Conferência Interna do Massa Coletiva
Coordenador de Planejamento
Goma – cultura em movimento
Chegamos em São Carlos no dia 27/06 (sábado), por volta de 1 da tarde, depois de uma agradável viagem por estradas duplicadas e cercadas de cana, e fomos recebidos por boa parte dos integrantes do coletivo, que já tinham feito na parte da manhã, um balanço de suas atividades, desde a fundação efetiva em outubro, até hoje. Fomos almoçar no restaurante Cozinha Mineira, uma singela homenagem aos visitantes, e depois disso fomos conhecer a nova sede do Massa, que foi alugada recentemente, e que acabou servindo de mote para a realização deste I Congresso Interno. O espaço é sensacional, uma bela casa no centro de São Carlos, com sala ampla, quartos espaçosos e uma área externa muito agradável, capaz de atender muito bem a todas as demandas que uma sede de coletivo exige. Feitas as apresentações e reconhecido o espaço, era a hora de recomeçar os trabalhos e se integrar efetivamente às atividades do Congresso.
A princípio sabia apenas que participaria de um debate com o Professor Shimbo, coordenador da Incubadora de Economia Solidária da UFSCar, no domingo pela manhã. Esta seria a atividade oficial, que provocou o convite para nossa participação neste momento de debates internos importantes para o Coletivo. Todavia, ao iniciarem os trabalhos após o almoço, me deparei com um modelo de organização dos debates muito interessante, e prontamente toda a equipe do Goma estava inserida no processo. Durante todo o sábado, após o encerramento do balanço de atividades, os integrantes do coletivo se dividiram em GT´s, para discutir 4 temas: Estrutura, Moeda Complementar, Relações Institucionais e Organograma. Foram formados 3 grupos, que discutiam paralelamente cada um dos temas, e as pessoas se revezavam a partir da troca de temas de forma que cada integrante do coletivo discutia e trocava com todos os demais, evitando a formação de grupos isolados, e possibilitando uma troca constante entre todos os agentes. Durante esta atividade, deu pra sentir as principais angústias e questionamentos enfrentados pelo Coletivo, e a partir destes questionamentos, começamos a formatar qual seria o eixo temático principal do debate que ocorreria na manhã seguinte.
A maioria das dúvidas girava em torno de dois temas principais: lastro para moeda complementar e banco de estímulos, e a partir disso começamos a desenvolver conjuntamente, conceitos e princípios norteadores para esta discussão, numa dinâmica muito interessante, onde utilizávamos a experiência do Coletivo Goma para discutir e esmiuçar as dúvidas do Massa Coletiva, e não tendo trazido pronto de Uberlândia um modelo de lastro e de banco de estímulos, chegamos ao final da noite, quando encerraram-se os GT's, com um bom direcionamento para a discussão da manhã seguinte.
Mesmo encerrando as atividades do sábado depois da meia-noite, no domingo às 9 da manhã, todos já estavam de volta à sede para dar seqüência as discussões e prestigiar o debate. Confesso que estava um pouco apreensivo, em trazer nossa experiência empírica e calcada numa práxis cotidiana, para uma discussão com a Academia, mas aí fui novamente surpreendido. O Professor Shimbo é uma figura extremamente interessante, com uma experiência em pesquisa e extensão universitária vastíssima, e principalmente, por mais que tente relativizar e separar as coisas, um entusiasta da Economia Solidária, e profundo conhecedor deste tema. O debate foi extremamente dinâmico, se transformando na verdade num grande dialogo, tendo como referência a experiência desenvolvida pelo Circuito Fora do Eixo, a partir da criação de coletivos e desenvolvimento de moedas complementares. O Professor procurava o tempo todo evidenciar as reflexões teóricas e os métodos que serviam de base para nossa experiência empírica, num exercício dialético de entendimento – busca de contradições – novos encaminhamentos, que foi muito interessante para amarrarmos os pontos de discussões levantados durante o dia de sábado. A cada informação nova, a cada mergulho mais profundo nos valores e princípios do Circuito Fora do Eixo e nos nossos métodos de trabalho, a reação de todos era cada vez mais positiva, o que pode ser diagnosticado com uma das últimas frases do Professor Shimbo no debate, e que foi repetida algumas vezes: “Vocês estão muito avançados!”. Finalizamos o debate a 1 da tarde com a certeza de que as trocas e a interface com grupos como a Incubadora de Economia Solidária da UFSCar são importantíssimas para o desenvolvimento do Circuito, e com um pacto firmado de ampliarmos esta troca, não só com o Massa Coletiva em São Carlos, mas com todos os demais coletivos do Circuito Fora do Eixo.
Terminado o debate e nossa missão oficial, era hora de almoçar e voltar pra casa, pois tínhamos que chegar a tempo de participar da reunião geral do Circuito Fora do Eixo. Sem dúvida nenhuma, este final de semana em São Carlos foi muito fecundo, servindo de grande estimulo para retornar a Uberlândia e seguir com nosso trabalho, agora com mais conhecimento fruto deste aprendizado.
Em breve, todos devem ter contado com os resultados deste I Congresso, que será disponibilizado nos blogs de tecnologia do Circuito Fora do Eixo, e também no Portal Fora do Eixo, e espero que experiências de trocas entre coletivos como a vivida pelo Goma e Massa Coletiva neste fim de semana, se tornem exemplares para o aprimoramento da rede.
Muito obrigado a todos os integrantes do Massa Coletiva, pela excelente recepção e por proporcionar ao Goma um final de semana tão rico e estimulante. Vida longa aos coletivos do Circuito Fora do Eixo........
sábado, 20 de junho de 2009
Momento Poético
Três Coisas (Mário Lago)
Três coisas pra mim no mundo
Valem bem mais do que o resto
Pra defender qualquer delas
Eu mostro o quanto que presto
É o gesto, é o grito, é o passo
É o grito, é o passo, é o gesto
O gesto é a voz do proibido
Escrita sem deixar traço
Chama, ordena, empurra, assusta
Vai longe com pouco espaço
É o passo, é o gesto, é o grito
É o gesto, é o grito, é o passo
O passo começa o vôo
Que vai do chão pro infinito
Pra mim que amo estrada aberta
Quem prende o passo é maldito
É o grito, é o passo, é o gesto
É o passo, é o gesto, é o grito
O grito explode o protesto
Se a boca já não dá espaço
Que guarde o que há pra ser dito
É o grito, é o passo, é o gesto
É o gesto, é o grito, é o passo
É o passo, é o gesto, é o grito
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Bandas locais já estão usando o GOMA CARD
O Porcas Borboletas já realizou ao todo 4 shows no GOMA Espaço Cultural, recebendo seu cachê sempre com a nossa moeda complementar. Agora começa a utlizar seus GOMA CARDS! Solicitaram ao NÚCLEO DE MODA a produção de um figurino especial para o lançamento do seu novo álbum, A Passeio. Nas mãos de Ana Paula Rios e de Lucas Laender, o figurino está ficando maravilhoso! A banda também está trocando seus GOMA CARDS em ensaios no GOMA.
O "Dom Capaz" é outra banda que realiza ensaios no GOMA Espaço Cultural.
O Ophelia and the Tree realizou seu primeiro ensaio fotográfico com Hick Duarte, nosso fotógrafo de plantão. Você pode conferir todas as imagens aqui.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Lançamento do Goma Card
Confira matérias no portal fora do eixo aqui e aqui.
Clique aqui para baixar o debate completo.
A arte do Goma Card foi desenvolvida pelo desingner Giulio Pascoli, que também é responsável pela criação da nossa logo e do wall art no Espaço Goma.
Para um melhor entendimento do público sobre o funcionamento da economia solidária no circuito independente foi desenvolvido o Manual Goma Card, disponível para download. A base de trocas é dada pela Tabela de Goma Card, que é uma ferramenta que está sendo desenvolvida por todos os coletivos do Circuito Fora do Eixo, gerando a possibilidade de trocas nacionais através do Fora do Eixo Card.