segunda-feira, 29 de junho de 2009

Goma participa da I Conferência Interna do Massa Coletiva

Por Talles Lopes
Coordenador de Planejamento
Goma – cultura em movimento

Neste último final de semana, parte da equipe Goma (Talles, Débora e Raissa), foi convidada para participar do I Congresso Interno do Massa Coletiva, atividade desenvolvida por este coletivo de São Carlos, e que pode se tornar uma nova plataforma para imersões internas e retirada de encaminhamentos de planejamento para os Coletivos Fora do Eixo.

Chegamos em São Carlos no dia 27/06 (sábado), por volta de 1 da tarde, depois de uma agradável viagem por estradas duplicadas e cercadas de cana, e fomos recebidos por boa parte dos integrantes do coletivo, que já tinham feito na parte da manhã, um balanço de suas atividades, desde a fundação efetiva em outubro, até hoje. Fomos almoçar no restaurante Cozinha Mineira, uma singela homenagem aos visitantes, e depois disso fomos conhecer a nova sede do Massa, que foi alugada recentemente, e que acabou servindo de mote para a realização deste I Congresso Interno. O espaço é sensacional, uma bela casa no centro de São Carlos, com sala ampla, quartos espaçosos e uma área externa muito agradável, capaz de atender muito bem a todas as demandas que uma sede de coletivo exige. Feitas as apresentações e reconhecido o espaço, era a hora de recomeçar os trabalhos e se integrar efetivamente às atividades do Congresso.

A princípio sabia apenas que participaria de um debate com o Professor Shimbo, coordenador da Incubadora de Economia Solidária da UFSCar, no domingo pela manhã. Esta seria a atividade oficial, que provocou o convite para nossa participação neste momento de debates internos importantes para o Coletivo. Todavia, ao iniciarem os trabalhos após o almoço, me deparei com um modelo de organização dos debates muito interessante, e prontamente toda a equipe do Goma estava inserida no processo. Durante todo o sábado, após o encerramento do balanço de atividades, os integrantes do coletivo se dividiram em GT´s, para discutir 4 temas: Estrutura, Moeda Complementar, Relações Institucionais e Organograma. Foram formados 3 grupos, que discutiam paralelamente cada um dos temas, e as pessoas se revezavam a partir da troca de temas de forma que cada integrante do coletivo discutia e trocava com todos os demais, evitando a formação de grupos isolados, e possibilitando uma troca constante entre todos os agentes. Durante esta atividade, deu pra sentir as principais angústias e questionamentos enfrentados pelo Coletivo, e a partir destes questionamentos, começamos a formatar qual seria o eixo temático principal do debate que ocorreria na manhã seguinte.

A maioria das dúvidas girava em torno de dois temas principais: lastro para moeda complementar e banco de estímulos, e a partir disso começamos a desenvolver conjuntamente, conceitos e princípios norteadores para esta discussão, numa dinâmica muito interessante, onde utilizávamos a experiência do Coletivo Goma para discutir e esmiuçar as dúvidas do Massa Coletiva, e não tendo trazido pronto de Uberlândia um modelo de lastro e de banco de estímulos, chegamos ao final da noite, quando encerraram-se os GT's, com um bom direcionamento para a discussão da manhã seguinte.

Mesmo encerrando as atividades do sábado depois da meia-noite, no domingo às 9 da manhã, todos já estavam de volta à sede para dar seqüência as discussões e prestigiar o debate. Confesso que estava um pouco apreensivo, em trazer nossa experiência empírica e calcada numa práxis cotidiana, para uma discussão com a Academia, mas aí fui novamente surpreendido. O Professor Shimbo é uma figura extremamente interessante, com uma experiência em pesquisa e extensão universitária vastíssima, e principalmente, por mais que tente relativizar e separar as coisas, um entusiasta da Economia Solidária, e profundo conhecedor deste tema. O debate foi extremamente dinâmico, se transformando na verdade num grande dialogo, tendo como referência a experiência desenvolvida pelo Circuito Fora do Eixo, a partir da criação de coletivos e desenvolvimento de moedas complementares. O Professor procurava o tempo todo evidenciar as reflexões teóricas e os métodos que serviam de base para nossa experiência empírica, num exercício dialético de entendimento – busca de contradições – novos encaminhamentos, que foi muito interessante para amarrarmos os pontos de discussões levantados durante o dia de sábado. A cada informação nova, a cada mergulho mais profundo nos valores e princípios do Circuito Fora do Eixo e nos nossos métodos de trabalho, a reação de todos era cada vez mais positiva, o que pode ser diagnosticado com uma das últimas frases do Professor Shimbo no debate, e que foi repetida algumas vezes: “Vocês estão muito avançados!”. Finalizamos o debate a 1 da tarde com a certeza de que as trocas e a interface com grupos como a Incubadora de Economia Solidária da UFSCar são importantíssimas para o desenvolvimento do Circuito, e com um pacto firmado de ampliarmos esta troca, não só com o Massa Coletiva em São Carlos, mas com todos os demais coletivos do Circuito Fora do Eixo.

Terminado o debate e nossa missão oficial, era hora de almoçar e voltar pra casa, pois tínhamos que chegar a tempo de participar da reunião geral do Circuito Fora do Eixo. Sem dúvida nenhuma, este final de semana em São Carlos foi muito fecundo, servindo de grande estimulo para retornar a Uberlândia e seguir com nosso trabalho, agora com mais conhecimento fruto deste aprendizado.

Em breve, todos devem ter contado com os resultados deste I Congresso, que será disponibilizado nos blogs de tecnologia do Circuito Fora do Eixo, e também no Portal Fora do Eixo, e espero que experiências de trocas entre coletivos como a vivida pelo Goma e Massa Coletiva neste fim de semana, se tornem exemplares para o aprimoramento da rede.

Muito obrigado a todos os integrantes do Massa Coletiva, pela excelente recepção e por proporcionar ao Goma um final de semana tão rico e estimulante. Vida longa aos coletivos do Circuito Fora do Eixo........



Nenhum comentário: