quinta-feira, 29 de julho de 2010

Lançamento do Cardápio Virtual Goma Card

A rede Goma Card está em um processo de ampliação muito positivo em Uberlândia: cada vez mais se aproximam novos agentes, disponibilizando serviços e produtos variados para troca. Para facilitar a visualização dessa rede estamos lançando o cardápio virtual: http://aceitogomacard.blogspot.com/


Nesse novo blog podem ser visualizados todos os agentes cadastrados. Os serviços e produtos do Goma estão na tabela do lado esquerdo e as postagens são correspondentes aos colaboradores. Na barra lateral direita pode ser realizada uma busca fácil pelos itens colocados e para quem quiser se cadastrar basta preencher o formulário, cujo link fica disponível na parte superior do blog.

O cadastramento dos agentes produtivos interessados em compor a rede solidária é fundalmental para a captação de dados pessoais, endereços e contatos que serão disponibilizados no cardápio. O design do blog ainda não é definitivo, podendo sofrer pequenas alterações.

Bora se cadastrar?

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CIRCUITO FORA DO EIXO LANÇA CONCURSO DE VALORES

Móveis Coloniais de Acaju no Grito Rock RJ
 
O Circuito Fora do Eixo sela a parceira feita com a ONU (Organização das Nações Unidas), com o concurso Valores Fora do Eixo, que tem por objetivo promover os valores enunciados na Carta de Princípios do Circuito Fora do Eixo em consonância com a campanha Mostre Seu Valor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A escolha de "valores de vida" surgiu após a campanha Brasil Ponto a Ponto, que escutou mais de meio milhão de brasileiros para definir o tema do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2009/2010. Valores de vida são valores humanos quando praticados, tais como respeito, responsabilidade, tolerância, convivência pacífica, entre outros.

Público do Festival Calango(MT)


A proposta visa a diversidade de segmentos artísticos, sendo possível concorrer nas categorias Música, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual ou Outros. O concurso se estende além das fronteiras nacionais. Poderão ser inscritos projetos em português e espanhol, dando continuidade ao diálogo que o CFE vem estabelecendo nas Américas do Sul e Central.
 
Arte em pôsteres no Festival Fora do Eixo RJ


A Comissão Julgadora será composta por jurados indicados pela Organização do Concurso Valores Fora do Eixo, sendo estes representantes do PNUD, CFE e profissionais de reconhecida atuação em cada categoria.

Os selecionados receberão vasta exposição através de mecanismos como veiculação através de outros parceiros do PNUD no relatório de Desenvolvimento Humano, Divulgação de destaque no site oficial do Concurso (valores.foradoeixo.org.br) e no site oficial da campanha Mostre Seu Valor (www.mostreseuvalor.org.br), Veiculação na Mostra Itinerante Valores Fora do Eixo, que passarão em no mínimo 5 festivais do Circuito Fora do Eixo, entre setembro e dezembro 2010: Calango, Jambolada, Varadouro, Transborda e Macondo Circus, Hospedagem e alimentação nos festivais onde se realizarem a Mostra Itinerante Valores Fora do Eixo. No caso do audiovisual, ingressarão no catálogo do Clube de Cinema Fora do Eixo e serão veiculados em cineclubes que integram toda a rede de AV do CFE.

Artes Visuais no Festival Varadouro(AC)


Festival Jambolada(MG)


CONCURSO 

O Concurso Valores Fora do Eixo é uma realização do Circuito Fora do Eixo e tem como parceiro o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Concurso Valores Fora do Eixo tem por objetivo promover os valores enunciados na Carta de Princípios do Circuito Fora do Eixo em consonância com a campanha Mostre Seu Valor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

INSCRIÇÃO

As inscrições estarão abertas de 14 de julho de 2010 até 28 de agosto de 2010. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível no endereço www.valores.foradoeixo.org.br, e após preencher a ficha, deverá enviar os anexos para o email mostreseuvalor@foradoeixo.org.br, até às 23h59 de Brasília (DF) da data de encerramento referida.

O Regulamento ficará à disposição dos interessados no portal www.valores.foradoeixo.org.br e nos endereços ali indicados.

OBSERVATÓRIO FORA DO EIXO 

O lançamento do concurso será na segunda feira, 19/07, durante o Observatório Fora do Eixo, com a presença de Flávio Comin pelo PNUD e Pablo Capilé, do CFE.

O Observatório Fora do Eixo é uma frente gestora da rede de coletivos culturais independentes do país chamado Circuito Fora do Eixo.  O principal intuito do Observatório é aprimorar os princípios norteadores do Circuito através de suas frentes gestoras, possibilitando o desenvolvimento cada vez maior dos trabalhos concebidos em rede.

O programa será transmitido segunda feira, 19/07, às 19h pela rede social (foradoeixo.org.br) e pelo twitter (@foradoeixo). Mais informações www.valores.foradoeixo.org.br

PRÓXIMOS PROJETOS

Posterior ao prêmio já existem outros projetos agendados através da parceria de cooperação entre Circuito Fora do Eixo e PNUD. São eles: Realização da campanha 'Stand Up' através do projeto de 'Noites Fora do Eixo Temáticas'; Elaboração de um selo de valores, e veiculação em materiais gráficos do CFE; Distribuição de mídias da campanha 'Mostre Seu Valor' em festivais realizados por coletivos do Circuito Fora do Eixo.

CIRCUITO FORA DO EIXO

Circo Voador, no Festival Fora do Eixo RJ


O Circuito Fora do Eixo é uma rede colaborativa e descentralizada de trabalho constituída por coletivos de cultura espalhados pelo Brasil, pautados nos princípios da economia solidária, do associativismo e do cooperativismo, da divulgação, da formação e intercâmbio entre redes sociais, do respeito à diversidade, à pluralidade e às identidades culturais, do empoderamento dos sujeitos e alcance da autonomia quanto às formas de gestão e participação em processos sócio-culturais, do estímulo à autoralidade, à criatividade, à inovação e à renovação, da democratização quanto ao desenvolvimento, uso e compartilhamento de tecnologias livres aplicadas às expressões culturais e da sustentabilidade pautada no uso de tecnologias sociais. Mais informações na rede social www.foradoeixo.org.br.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Você já conhece o PCult?


Se não conhece, está na hora de conhecer!
O PCult é uma mobilização suprapartidária, que tem o intuito de fortalecer a presença do setor cultural nos parlamentos e nos governos.

"Inserir a Cultura como uma área central das políticas públicas do Brasil é nossa principal bandeira."
"Construir um campo de debate nacional, amplo e democrático, é o nosso meio."

Para acompanhar tudo que esta rolando, basta acompanhar o blog: http://partidodacultura.blogspot.com/

Abaixo, um texto do escritor o jornalista Alex Antunes sobre o tema:

PCult ou, como diria Arnaldo: mais louco é quem me diz

Durante anos nos acostumamos a pensar que a relação mais estreita entre "política" e "cultura" era o convite oportunista a músicos populares para atrair a massa desavisada aos comícios. Ou, o que é melhor, mas não muito, esses lobbies que os produtores e artistas fazem de vez em quando para garantir alguma reivindicação pontual. Os pequenos orçamentos e a relativa desimportância historicamente atribuida ao Ministério da Cultura são um retrato dessa visão banal: a do artista como um convidado até desejável para abrilhantar eventos públicos, porém um interlocutor pouco levado a sério em última instância.

Mas isso é uma falácia, um resíduo da pior jequice de nossas "elites", e uma distorção das mais perigosas. Pois toda a cultura é "política", no sentido de que é a visão que um povo tem e constantemente reelabora de si mesmo; o começo e o fim do processo da identidade psicossocial. E toda a política também é "cultura", no sentido de que são os atores sociais, ao encenar os anseios do país, que rascunham o roteiro do nosso destino. Se alguns de nossos atores políticos são canastrões, isso não faz deles apenas maus performers, mas principalmente maus políticos.

Afinal, quem descreve melhor o Brasil? Tim Maia, Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade, Gláuber Rocha, Zé Celso? Ou Maluf, Jader Barbalho, ACM, Celso Pitta, Jânio Quadros? Claro, todos descrevem. Mas a quais deles já entregamos o poder? E quais deles agiram como Marx, o Groucho, esnobando o clube que os aceitasse? É essa lógica que está sendo subvertida nesse momento. Desde que um pensador de origem contracultural como Gilberto Gil aceitou o Ministério da Cultura, mesmo com erros e acertos, um processo maior foi posto em movimento.

Surge uma crescente preocupação com questões como a da renúncia fiscal, que ainda deixa na mão daquela elite arrivista e um tanto precária a decisão de que artistas "agregam prestígio" às suas marcas comerciais, fazendo cortesia com o chapéu alheio (o nosso, por sinal). Ou não só a profunda desorganização corrupta, mas principalmente o desacerto conceitual jurídico na questão da arrecadação e defesa dos direitos autorais e de imagem.

É "cultura" um país não poder biografar independentemente suas figuras públicas, essencial para a nossa autocompreensão como nação? É "cultura" os herdeiros se sentarem em cima do legado cultural de algumas de nossas principais inteligências, e estagnarem obras que ainda são tão vigorosas como seus autores, quando vivos?  Claro, essas são questões pontuais, mas bastante sintomáticas do atraso e da postura defensiva da nossa ex-intelligentzia. O mundo já é outro, e o Brasil é outro dentro desse outro mundo. Ao invés de negar estes tempos, vamos vivê-los. Rápido. Pois, como disse Pena Schmidt, a cultura é para a sociedade do conhecimento o que foi o aço para a revolução industrial.

Assim, começa a ficar mais claro comprendermos por que urgências psicossociais emerge um "partido da cultura", um grupo suprapartidário que converge não por oportunismo ou mesmo interesses de categoria, mas por partlhar ferramentas novas e um otimismo ímpar e libertário ao pensar o Brasil. Ese país que ainda, centenas de anos depois, é um impasse, uma terra conflagrada, cindida por diferentes interesses e projetos de civilização. Mas que também é um cadinho maravilhoso, um laboratório de onde a até pouco suposta "periferia" da civilização vislumbra os avanços mais originais.

Se hoje a "arte" e a "tecnologia" enxergam isso melhor do que a política, recicle-se a política. Pois, como disse Arnaldo Baptista, "mais louco é quem me diz/ E não é feliz"



sexta-feira, 16 de julho de 2010

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA AS ETAPAS REGIONAIS DO III COFE




Estão abertas as inscrições para as etapas regionais do III Congresso Fora do Eixo. Seis congressos regionais serão realizados entre agosto e setembro deste ano, nas cidades Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Carlos (SP), Santa Maria (RS), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG).

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário referente a sua respectiva região, disponível na página virtual www.foradoeixo.org.br/congresso, ou no final deste texto. Lá também é possível conferir as datas em que os eventos serão realizados.

Após as regionais, acontecerá a etapa nacional do III Congresso Fora do Eixo, que será realizada entre os dias 10 e 17 de outubro, em Uberlândia (MG). Estima-se que pelo menos duzentas pessoas participarão desta etapa do projeto.

Esta terceira edição conta com o patrocínio do Programa Cultura e Pensamento. Trata-se de um programa nacional de estímulo à reflexão e à crítica cultural, que selecionou oito projetos neste ano de 2010.



Sobre o congresso - O Congresso é uma das maiores ações da rede Circuito Fora do Eixo e seu histórico vem demonstrando a capacidade de aglutinar e mobilizar grupos para discussão e criação de mecanismos dinâmicos de atuação na área cultural. Já foram realizados dois congressos: em Cuiabá-MT, pelo Espaço Cubo, e em Rio Branco-AC, pelo Coletivo Catraia. Os intensos debates originaram a Carta de Princípios e o Regimento do Circuito Fora do Eixo, além de referenciarem o evento como um indicador da musculatura desta rede.


Fundado em 2005 por coletivos independentes de MT, PR, AC e MG, o Circuito Fora do Eixo tornou-se um movimento legítimo da cultura brasileira, apostando em empreendimentos coletivos cada vez mais crescentes na cadeia produtiva cultural, por meio da música independente. Hoje conta com 50 coletivos e com representantes em todos os Estados brasileiros, trocando tecnologias e conhecimentos cotidianamente, decidindo e trabalhando em ações conjuntas, como é o caso do Congresso Fora do Eixo.

Em 2010, o III Congresso Fora do Eixo terá como anfitrião o Coletivo Goma de Uberlândia-MG, e por uma semana receberá debatedores que abordarão temas ligados ao universo da cultura brasileira, dentre os quais: economia criativa, artista e mercado musical, tecnologia social, empreendedorismo e economia solidária, e ainda como fomentar as discussões sobre políticas públicas para a cultura.

Além dos Pontos Fora do Eixo, o debate será aberto a outros grupos e indivíduos que tenham o interesse em participar. Ressalte-se que todos os conteúdos serão disponibilizados na internet a exemplo dos anos anteriores. A programação prevê: Pela manhã: Mesas Redondas com a participação de profissionais e gestores – todos ligados aos temas já citados – convidados para a ocasião. A meta é abordar o processo de construção de redes de cooperação, promovendo a transversalidade entre a cultura e outras áreas sociais que encontram em organizações coletivas o foco de atuação. Pela tarde: Grupos de Trabalhos, enfocando desde a apresentação de projetos concluídos à proposições para o planejamento dos anos 2010/2011.

Os Grupos de Trabalho serão divididos entre os eixos: Sustentabilidade; Comunicação; Circulação; Distribuição e Produção; Tecnologia de Som e Luz . Espera-se, assim, alcançar como resultados: a) A Formação de novas lideranças nos coletivos de cultura, com a qualificação dos indivíduos para gestão; b) Disseminação dos valores de cooperação, coletivismo e processos rizomáticos, tais como o experimentado no Circuito; c) Preparação de agentes produtivos para uma prática reflexiva do fazer cultural do ponto de vista simbólico, econômico e cidadão; d) A Elaboração do Programa Fora do Eixo 2010/2011, contemplando os setores de circulação, distribuição, comunicação, sustentabilidade e tecnologia.



↛ Congresso FDE - Etapa Sudeste - MG/ES
Quando - 15 - 17/09
Onde - Belo Horizonte (MG)
Como se inscrever - Formulário de Inscrição 

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Prorrogadas as inscrições da Campanha Em Busca do Elo Perdido



Foram prorrogadas até o próximo dia 19, as inscrições da campanha "Em Busca do Elo Perdido", que compõe o ‘Observatório Musical Fora do Eixo’, projeto selecionado pela “Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/ Internet”, que realizou entre os dias 07 e 09 de junho uma etapa de debates pela internet.


Acontece que esta edição do Observatório Fora do Eixo vem com um objetivo especial – debater dois dos maiores movimentos da cultura brasileira e suas influências na cultura independente hoje: A Tropicália e o Modernismo. Tratam-se de dois movimentos culturais que propuseram maiores rupturas culturais no Brasil, e agora o CFE procura debater influências herdadas pela produção cultural independente.




Circuito Fora do Eixo – O Observatório é mais uma inciativa da rede colaborativa Circuito Fora do Eixo, que é pautada pelos princípios da Economia Solidária e tecnologias livres, formada por produtores culturais e artistas espalhados por todo o País. Fundada em 2005, a rede conta hoje com 46 pontos Fora do Eixo em todo o Brasil, distribuídos por 23 estados do país. Esses pontos de produção administram 46 veículos de comunicação independente e realizam colaborativamente mais de 1 mil eventos por ano.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Ensaios fotográficos para Goma Loja

Viabilizado totalmente em Goma Card, foi realizado um ensaio fotográfico com as peças da Loja. As modelos Juliana Bom Tempo e Wilza e o modelo Carlinhos receberam Gc$ 20,00 cada um, para realizar o ensaio. A produtora e fotógrafa Paula já é nossa colaboradora fixa. O ensaio ficou maravilhoso e pode ser conferido na íntegra no blog da Goma Loja!


Se acha que paramos por ai, está enganado! Bianca Lima e Lucas Lopes também fizeram um ensaio fotográfico, que em breve será disponibilizado! Bianca é a coodenadora geral da Loja e da distribuição do Goma e Lucas é membro do Arte Engomada. Aqui a negociação também foi feita em Goma Card!


sexta-feira, 9 de julho de 2010

Novos parceiros se aproximam via Goma Card

Quem foi no Goma nas últimas semanas já deve ter visto as novas caras por lá!
Samadhi e Ravhi vieram para Uberlândia no mês passado com um objeto claro: mostrar sua música!
Logo ficaram sabendo do movimento independente que acontece na cidade e procuraram o Goma para conhecer mais. Depois de muita conversa, sintonizando as idéias, eles vieram em uma parceria forte com o Goma! Estão hospedados na casa e assumiram a direção de palco e tecnica de som nos eventos e estão planejando uma mudança no ambiente do Goma (Ravhi tem formação em designer de interiores)! Todos esses serviços prestados por eles estão sendo totalmente pagos em Goma Card, que eles estão utilizando para gravar seu EP no Estúdio Caverna, do nosso parceiro Rafael Vazz.

O projeto musical do casal é Dois Mares, que cria um novo estilo, o jess mineiro. Com este projeto já circularam a América Latina. Para conhecer mais, visitem o myspace: http://www.myspace.com/doismares

Sobre Dois Mares
PROYECTO "DOIS MARES" ES FORMADO POR SAMAH Y RAVHI, ES UN NUEVO GENERO MUSICAL LLAMADO DE "JESS MINEIRO", EMPEZÓ EN "MINAS GERAIS" Y FUÉ CONCLUIDO EN "COCHABAMBA", EL PROYECTO ES HECHO CON UNA GRANDE BUSCA DE RITMOS AFRO DE MINAS GERAIS. TAMBIEN HACE EL USO DEL LAS ARMONIAS DISONANTES Y ESTRUCTURAS ARMONICAS QUE ELLOS DESAROLLARON, EL USO DEL LOS INTERVALOS SEGUNDA MENOR Y QUARTA AUMENTADA YA HACE PARTE DE SU MUSICA. ELLOS YA APRESENTARAM EN 4 PAISES: BOLIVIA, CHILE, PERU Y BRASIL. AHORA ESTAN HACENDO LAS ANOTACIONES DEL LOS TRATADOS DEL "JESS MINEIRO" PARA REGISTRO DE UN NUEVO GENERO"! PARA CONTATOS DE CONCIERTO Y CLASSES LLAME:

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Coletivo Goma adota o Compacto.tec para todas as suas frentes produtoras!

O Circuito Fora do Eixo tem como princípio disponibilizar suas tecnologias e por isso trabalha com o que denominou de TEC! Todos os coletivos criam seus tecs, onde desenvolvem e disponibilizam suas ferramentas para quem se interessar. Compartilhando deste princípio o Goma tem seu TEC (tec goma de mascar) desde o início deste ano. Este princípio é o mesmo do Software Livre, com o código aberto "que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições."

A tecnologia desenvolvida pelo CFE que vem sendo amplamente utilizada na rede é o Compacto.tec. Na forma de uma planilha, é o resultado da soma do conhecimento coletivo organizado de maneira prática e objetiva. Festivais, Congressos, cotidiano... dá pra colocar tudo no comapacto.tec! 

O Coletivo Goma já utiliza este modelo para ações maiores como Festivais, mas agora ele está sendo implementado no cotidiano de trabalho e já está trazendo bons resultados! Com todas as informações disponibilizadas em um mesmo documento todos podem ter uma visão ampla do processo, acompanhando não só o seu trabalho, mas também de todos que estão por perto, aumentando as possibilidades de troca de informações entre os núcleos de trabalho.

E como não poderia faltar, aqui está o modelo do Compacto.tec!



quinta-feira, 1 de julho de 2010

COMUNIDADE DO FORA DO EIXO CARD ESTRÉIA NA REDE SOCIAL!

Fde_card2  

O Fora do Eixo Card é o sistema solidário da rede de coletivos culturais do Circuito Fora do Eixo, pautado na troca de serviços, produtos, tecnologias e conhecimentos em geral, na perspectiva de ampliação e sustentação do cenário cultural nacional.


O Fora do Eixo Card faz o papel de ser o Banco de Estímulo de todos os coletivos que pertecem à rede, abrangendo as possibilidades e criando alternativas necessárias para que os empreendimentos se matenham vivos e crescentes.