terça-feira, 29 de junho de 2010

Rede Solidária de Produção Cultural se Fortalece com o Goma Card


No dia 26 de junho, último sábado, foi realizada no goma a primeira reunião de colaboradores. Estiveram presentes agentes integrados, frequentadores do espaço, artistas, curiosos e pessoas dispostas a se integrar a rede. O debate foi muito proveitoso e quem não pôde ir pode se atualizar aqui.

Um importante encaminhamento tirado nesta reunião foi a criação de um blog para disponibilizarmos os serviços dos agentes integrados ao goma card. Para isto foi criado um simples formulário para que os interessados se cadastrem:




Cadastro de Colaboradores Goma



Com esses dados criaremos o blog, que também será divulgado por aqui.

"Podemos contribuir com uma ferramenta desenvolvida para criar um elo entre os diversos grupos ou empreendimentos individuais que trabalham com cultura, que é o goma card. A experiência é espelhada em outras solidárias no Brasil, linkadas ao Circuito Fora do Eixo. A discussão sobre ecosol rompe com o modelo tradicional capitalista hegemonico, que não visa o lucro e sim processos de sustentabilidade para o desenvolvimento local e de autogestão (Talles Lopes, na reunião)."


Abraços!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Goma Card amplia sua rede e traz mais uma colaboradora para a Goma Loja!


A Goma Loja é um ótimo ambiente de distribuição dos produtos independentes locais e do Circuito Fora do Eixo. Pautada pela Economia Solidária, tem sempre preços justos além de aceitar a moeda complementar Goma Card.


Bianca Lima está na coordenação desta nossa frente de produção e conta agora com mais uma colaboradora, Paula Borela, que irá receber seu pagamento integralmente em Goma Card.

domingo, 27 de junho de 2010

Rede de Colabores do Goma se fortalece e lança novo Blog

O Goma Card ganha cada vez mais o reconhecimento dos agentes culturais uberlandenses. Prova disso é a aproximação cada vez maior de colaboradores ao nosso coletivo. Um novo grupo que se formou é o Arte Engomada, que se prepara para a segunda vernissage, em julho.

Para divulgar o trabalho desenvolvido no Goma, o trio criou o blog Arte Engomada: http://arteengomada.blogspot.com/
Está apenas começando e já está bem legal!

Bora acompanhar de perto o trabalho dessa galera dedicada e criativa.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Convite: Reunião de Colaboradores do Coletivo Goma

Convite aos colaboradores do Coletivo Goma e artistas da cidade:

Convidamos todos os artistas, produtores, agentes da mídia independente e colaboradores do Coletivo Goma, para a 1ª Reunião de Colaboradores do Coletivo Goma.

A reunião tem como objetivo a busca do conhecimento dos agentes que trabalham e já trabalharam para o avanço da Cadeia Produtiva da Cultura de Uberlândia junto ao Coletivo Goma, afim de trocar informações e serviços para o fortalecimento da cena cultural da cidade.

Pautas:

  • Apresentação dos agentes e grupos
  • Rodada de negócios solidários
  • Agendamento de reuniões individuais
Local: Goma - Cultura em Movimento (Av. Floriano Peixoto, 12 - Centro)
Dia: 26/06 (Sábado)
Horário: a partir das 16h

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Primeira Vernissage do Grupo Arte Engomada

O novo núcleo do Goma, o Arte Engomada, realizou no dia 3 de junho a sua primeira vernissage. O evento foi um sucesso, contando com a presença de muitas pessoas interessadas pelas artes visuais.

Relicário é o nome da exposição, que tem obras de Lucas Lopes e Ale (ao lado). Os artistas juntaram várias obras suas e fizeram uma bela composição nas paredes do Goma.

O pessoal trabalhou duro! No dia 31 de maio pintaram as paredes da galeria, no dia seguinte ajudaram na decoração para o Debate Cultura e Meio Ambiente (falo dele depois), pra tirar tudo no dia seguinte e montar a exposição, que ficou linda! Pra completar ainda tinham as delícias feitas por eles também.
Tudo isso ainda trouxe uma ótima repercussão para o Goma, gerando matéria no Jornal O Correio, com direito à foto na primeira capa!

Que venham outras! E quem perdeu essa, perdeu. Que venham na próxima!



"Castor e Aninha dando um close"







Confiram todas as fotos de Hick Duarte no flickr: http://www.flickr.com/photos/arteengomada/

sábado, 12 de junho de 2010

Como foi o Bazar Goma especial Dia dos Namorados


Por Cleusa Bernardes

Mais uma vez, o Bazar Goma foi um sucesso! Quem vendeu muito ficou mais feliz, mas uma coisa é certa: todo mundo se divertiu.

Tanta gente bonita deixou o evento com cara de festa. E os cupcakes! de comer com os olhos! Culinária e arte. 

As pessoas manifestavam seus diferentes interesses, comprando os produtos de moda, conhecendo o acervo de cds e livros, admirando-se com a Galeria do Arte  Engomada.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Campanha "Em Busca do Elo Perdido" Seleciona Pesquisadores Para Publicação Digital


por Marielle Ramires | Espaço Cubo | Cuiabá - MT
 O Observatório Fora do Eixo é uma ação realizada por vários pontos Fora do Eixo, buscando a capacitação de seus participantes e em sua quarta edição, que se encerrou a pouco tempo, trouxe a proposta de debater dois dos maiores movimentos da cultura brasileira e suas influências na cultura independente hoje: a Tropicália e o Modernismo.

Essa edição também trouxe uma novidade - a Campanha "Em busca do Elo Perdido".Além de discutir as heranças deixadas por essas duas linhas da cultura a campanha busca irá selecionar quatro pesquisadores para a produção de artigos sobre o tema e montar um e-Book com o material realizado. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de julho na rede social do Fora do Eixo! 

Saiba mais sobre o regulamento da campanha, clicando aqui!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Quinta (10/06) tem Bazar do Dia dos Namorados!


Goma loja apresenta:


10/06 (quinta) | BAZAR GOMA especial DIA DOS NAMORADOS
Com a participação de:
NAFTALINA FINA
AINON
GOMA MODA
KENNER
MARI HELP
MEIRIVONE
BIASI
CAROL ROSA
FIESTA INTRUDERS
Tragam suas ecobags para fazer comprinhas no bazar, com
lojinhas dos novos criadores da cidade e brechó com
peças incríveis e preços dignos!

13h | Entrada franca

domingo, 6 de junho de 2010

Observatório Fora do Eixo Musical promoverá debate sobre movimentos de vanguarda de ontem e hoje



Item Thumbnail


Na oportunidade, as heranças deixadas por movimentos como o Modernismo e a Tropicália nos movimentos culturais atuais estarão em destaque. Para debater o tema, um time de peso foi escalado para compor a mesa de debates, que terão duração de três dias.



A próxima edição do Observatório Fora do Eixo vem com um objetivo especial - debater dois dos maiores movimentos da cultura brasileira e suas influências na cultura independente hoje: A Tropicália e o Modernismo. A ação acontece de 07 a 09 de junho e é capitaneada pelo Circuito Fora do Eixo que, através da internet, cria um ambiente de alcance nacional para debates acerca de temas diversos. Esta obra foi selecionada pela "Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/ Internet”.

Eles são os dois movimentos culturais que propuseram maiores rupturas culturais no Brasil e agora o CFE procura debater  influências herdadas pela produção cultural independente. O primeiro (que pode ser chamado ainda de Tropicalismo) foi responsável pela mistura de vertentes tradicionais da cultura com variadas inovações estéticas, influenciados por correntes artísticas de vanguarda e cultura pop. O Mordenismo é como é caracterizado os trabalhos artísticos do início do século XX, permeando manifestações amplas da arte (arquitetura, design, música, teatro), deixando as tradicionais como artes plásticas e literatura , em busca de uma 'nova cultura'.

Usando a internet como base de seus trabalhos e na conexão com outros coletivos, esse observatório tem como objetivo orientar a estruturação dos coletivos, implementando uma moeda, coletando trabalhos desenvolvidos pelo Circuito, estimulando a troca de tecnologias sociais e promovendo mais uma frente gestora na rede.
Item Thumbnail
Agenda - A 4° edição do Observatório acontece nos dias 07, 08 e 09 de junho na sala do Observatório Fora do Eixo a partir das 20h e sua metodologia é um pouco diferente das edições anteriores, mantendo o grupo de trabalho sobre cada subtema.

Mediado pelo jornalista Alex Antunes junto a outros membros do CFE, os grupos de discussão receberão convidados com duração de quase uma hora de exposição. Os mediadores receberão as perguntas dos internautas via freenode e twitter do CFE e repassarão aos convidados, estimulando assim a interação entre debatedores e público. Todo esse debate será transmitido ao vivo pela Web Rádio Fora do Eixo. 

A programação oficial será lançada nesta semana, fiquem atento ao twitter do @foradoeixo e ao blog oficial: wwww.foradoeixo.org.br/observatorio-fora-do-eixo e www.observatorioforadoeixo.wordpress.com

Campanha 'Em busca do Elo Perdido' - Outra ação que será realizada na edição intitulada 'Observatório Fora do Eixo Musical' é a campanha  "Em busca do elo perdido" que levantará artigos e textos referentes ao tema. A promoção será lançada nesta semana, e os selecionados receberão prêmios que os permitirão participar do III Congresso Fora do Eixo, que será realizado em outubro deste ano. Além disso, os artigos inscritos darão origem a um ensaio crítico sobre o tema, que será divulgado em versão E-Book ao final do projeto.

Circuito Fora do Eixo - O Observatório é mais uma inciativa da rede colaborativa Circuito Fora do Eixo, que é pautada pelos princípios da Economia Solidária e tecnologias livres, formada por produtores culturais e artistas espalhados por todo o País. Fundada em 2005, a rede conta hoje com 46 pontos Fora do Eixo em todo o Brasil, distribuídos por 23 estados do país. Esses pontos de produção administram 46 veículos de comunicação independente e realizam colaborativamente mais de 1 mil eventos por ano.


PROGRAMAÇÃO

07/06 – segunda-feira
‘Cunhas utópicas na realidade’ 
Debatedores: Claudio Prado e José Celso Martinez
Mediador: Alex Antunes

08/06 – terça-feira – 20h
‘Perspectiva Musical’ 
Debatedores: Jorge Mautner, Jards Macalé e José Flávio Jr.
Mediador: Alex Antunes

09/06 – quarta-feira – 20h
‘Da Tropicália a Cultura Digital’ 
Debatedores: José Miguel Wisnik e Rodrigo Savazoni
Mediador: Alex Antunes

SERVIÇO
O que: Observatório Fora do Eixo
Quando: 07 a 09 de Junho
Onde: Online - www.observatorioforadoeixo.wordpress.com
Mais informações: negociosaocubo@gmail.com, cubocard@gmail.com

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Esta chegando o 3º Festival Goma de Música Independente


O Festival GOMA é um evento de música independente que acontece em Uberlândia desde 2008. O III Festival Goma de Música Independente pretende se firmar como uma das grandes plataformas da música independente mineira, aglutinando artistas, produtores, jornalistas e agentes que pensam, articulam e dão vida a esse segmento da música brasileira.

O Festival GOMA adota o conceito de música independente formulado pela ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes): uma criação musical autoral, divulgada por meio de shows, CDs, e meios de comunicação em geral (inclusive a internet) sem o amparo das grandes gravadoras e dos grandes meios de comunicação com uma postura artística que privilegia o trabalho artístico criativo em detrimento dos formatos ditados pelo mercado fonográfico.

Em suas duas primeiras edições o festival foi realizado totalmente sem verba pública. Este ano tivemos o projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cutura, através do Fundo Municipal, em R$35.000,00. Este fato nos deixou muito felizes, pois além do reconhecimento pela cidade de nossas ações, teremos condição de apresentar uma produção mais estruturada.

A terceira edição do Festival Goma acontecerá em agosto deste ano, mas já começa a movimentar o cenário independente. Em Cuiabá, na Casa Fora do Eixo, foi realizada a primeira prévia para o festival no sábado, 29 de maio e assim que tivermos o resultado já divulgaremos por aqui.

A realização das primeiras edições foi possível graças ao trabalho da equipe goma e aos parceiros que fazem parte da rede de nossa moeda complementar, o Goma Card, e com certeza esta ferramenta econômica irá potencializar os recursos conseguidos pelo edital da Secretaria de Cultura de Uberlândia.

Esperamos para este ano o mesmo sucesso que tivemos nos anos anteriores!