segunda-feira, 29 de junho de 2009

Goma participa da I Conferência Interna do Massa Coletiva

Por Talles Lopes
Coordenador de Planejamento
Goma – cultura em movimento

Neste último final de semana, parte da equipe Goma (Talles, Débora e Raissa), foi convidada para participar do I Congresso Interno do Massa Coletiva, atividade desenvolvida por este coletivo de São Carlos, e que pode se tornar uma nova plataforma para imersões internas e retirada de encaminhamentos de planejamento para os Coletivos Fora do Eixo.

Chegamos em São Carlos no dia 27/06 (sábado), por volta de 1 da tarde, depois de uma agradável viagem por estradas duplicadas e cercadas de cana, e fomos recebidos por boa parte dos integrantes do coletivo, que já tinham feito na parte da manhã, um balanço de suas atividades, desde a fundação efetiva em outubro, até hoje. Fomos almoçar no restaurante Cozinha Mineira, uma singela homenagem aos visitantes, e depois disso fomos conhecer a nova sede do Massa, que foi alugada recentemente, e que acabou servindo de mote para a realização deste I Congresso Interno. O espaço é sensacional, uma bela casa no centro de São Carlos, com sala ampla, quartos espaçosos e uma área externa muito agradável, capaz de atender muito bem a todas as demandas que uma sede de coletivo exige. Feitas as apresentações e reconhecido o espaço, era a hora de recomeçar os trabalhos e se integrar efetivamente às atividades do Congresso.

A princípio sabia apenas que participaria de um debate com o Professor Shimbo, coordenador da Incubadora de Economia Solidária da UFSCar, no domingo pela manhã. Esta seria a atividade oficial, que provocou o convite para nossa participação neste momento de debates internos importantes para o Coletivo. Todavia, ao iniciarem os trabalhos após o almoço, me deparei com um modelo de organização dos debates muito interessante, e prontamente toda a equipe do Goma estava inserida no processo. Durante todo o sábado, após o encerramento do balanço de atividades, os integrantes do coletivo se dividiram em GT´s, para discutir 4 temas: Estrutura, Moeda Complementar, Relações Institucionais e Organograma. Foram formados 3 grupos, que discutiam paralelamente cada um dos temas, e as pessoas se revezavam a partir da troca de temas de forma que cada integrante do coletivo discutia e trocava com todos os demais, evitando a formação de grupos isolados, e possibilitando uma troca constante entre todos os agentes. Durante esta atividade, deu pra sentir as principais angústias e questionamentos enfrentados pelo Coletivo, e a partir destes questionamentos, começamos a formatar qual seria o eixo temático principal do debate que ocorreria na manhã seguinte.

A maioria das dúvidas girava em torno de dois temas principais: lastro para moeda complementar e banco de estímulos, e a partir disso começamos a desenvolver conjuntamente, conceitos e princípios norteadores para esta discussão, numa dinâmica muito interessante, onde utilizávamos a experiência do Coletivo Goma para discutir e esmiuçar as dúvidas do Massa Coletiva, e não tendo trazido pronto de Uberlândia um modelo de lastro e de banco de estímulos, chegamos ao final da noite, quando encerraram-se os GT's, com um bom direcionamento para a discussão da manhã seguinte.

Mesmo encerrando as atividades do sábado depois da meia-noite, no domingo às 9 da manhã, todos já estavam de volta à sede para dar seqüência as discussões e prestigiar o debate. Confesso que estava um pouco apreensivo, em trazer nossa experiência empírica e calcada numa práxis cotidiana, para uma discussão com a Academia, mas aí fui novamente surpreendido. O Professor Shimbo é uma figura extremamente interessante, com uma experiência em pesquisa e extensão universitária vastíssima, e principalmente, por mais que tente relativizar e separar as coisas, um entusiasta da Economia Solidária, e profundo conhecedor deste tema. O debate foi extremamente dinâmico, se transformando na verdade num grande dialogo, tendo como referência a experiência desenvolvida pelo Circuito Fora do Eixo, a partir da criação de coletivos e desenvolvimento de moedas complementares. O Professor procurava o tempo todo evidenciar as reflexões teóricas e os métodos que serviam de base para nossa experiência empírica, num exercício dialético de entendimento – busca de contradições – novos encaminhamentos, que foi muito interessante para amarrarmos os pontos de discussões levantados durante o dia de sábado. A cada informação nova, a cada mergulho mais profundo nos valores e princípios do Circuito Fora do Eixo e nos nossos métodos de trabalho, a reação de todos era cada vez mais positiva, o que pode ser diagnosticado com uma das últimas frases do Professor Shimbo no debate, e que foi repetida algumas vezes: “Vocês estão muito avançados!”. Finalizamos o debate a 1 da tarde com a certeza de que as trocas e a interface com grupos como a Incubadora de Economia Solidária da UFSCar são importantíssimas para o desenvolvimento do Circuito, e com um pacto firmado de ampliarmos esta troca, não só com o Massa Coletiva em São Carlos, mas com todos os demais coletivos do Circuito Fora do Eixo.

Terminado o debate e nossa missão oficial, era hora de almoçar e voltar pra casa, pois tínhamos que chegar a tempo de participar da reunião geral do Circuito Fora do Eixo. Sem dúvida nenhuma, este final de semana em São Carlos foi muito fecundo, servindo de grande estimulo para retornar a Uberlândia e seguir com nosso trabalho, agora com mais conhecimento fruto deste aprendizado.

Em breve, todos devem ter contado com os resultados deste I Congresso, que será disponibilizado nos blogs de tecnologia do Circuito Fora do Eixo, e também no Portal Fora do Eixo, e espero que experiências de trocas entre coletivos como a vivida pelo Goma e Massa Coletiva neste fim de semana, se tornem exemplares para o aprimoramento da rede.

Muito obrigado a todos os integrantes do Massa Coletiva, pela excelente recepção e por proporcionar ao Goma um final de semana tão rico e estimulante. Vida longa aos coletivos do Circuito Fora do Eixo........



sábado, 20 de junho de 2009

Momento Poético


Três Coisas (Mário Lago)

Três coisas pra mim no mundo
Valem bem mais do que o resto
Pra defender qualquer delas
Eu mostro o quanto que presto

É o gesto, é o grito, é o passo
É o grito, é o passo, é o gesto

O gesto é a voz do proibido
Escrita sem deixar traço
Chama, ordena, empurra, assusta
Vai longe com pouco espaço

É o passo, é o gesto, é o grito
É o gesto, é o grito, é o passo

O passo começa o vôo
Que vai do chão pro infinito
Pra mim que amo estrada aberta
Quem prende o passo é maldito

É o grito, é o passo, é o gesto
É o passo, é o gesto, é o grito

O grito explode o protesto
Se a boca já não dá espaço
Que guarde o que há pra ser dito

É o grito, é o passo, é o gesto
É o gesto, é o grito, é o passo
É o passo, é o gesto, é o grito

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Bandas locais já estão usando o GOMA CARD

No Festival Goma, realizado entre os dias 19 e 24 de maio, as bandas locais Porcas Borboletas, "Dom Capaz", Ophelia and the Tree, Boa Noite Capitão, Killer Klowns e A170 receberam seu cachê em GOMA CARDS e já começam a utilizá-los da melhor maneira!

O Porcas Borboletas já realizou ao todo 4 shows no GOMA Espaço Cultural, recebendo seu cachê sempre com a nossa moeda complementar. Agora começa a utlizar seus GOMA CARDS! Solicitaram ao NÚCLEO DE MODA a produção de um figurino especial para o lançamento do seu novo álbum, A Passeio. Nas mãos de Ana Paula Rios e de Lucas Laender, o figurino está ficando maravilhoso! A banda também está trocando seus GOMA CARDS em ensaios no GOMA.

O "Dom Capaz" é outra banda que realiza ensaios no GOMA Espaço Cultural.

O Ophelia and the Tree realizou seu primeiro ensaio fotográfico com Hick Duarte, nosso fotógrafo de plantão. Você pode conferir todas as imagens aqui.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Lançamento do Goma Card

No dia 19 de maio, rolou no GOMA - cultura em movimento, o lançamento oficial da nossa moeda complementar: o Goma Card! A cerimônia contou com a presença de Talles Lopes (Goma-MG), Pablo Capilé (Espaço Cubo-MT) e Marcus Vinícius Franchi, do Ministério da Cultura, além de um vasto público.

Confira matérias no portal fora do eixo aqui e aqui.
Clique aqui para baixar o debate completo.

A arte do Goma Card foi desenvolvida pelo desingner Giulio Pascoli, que também é responsável pela criação da nossa logo e do wall art no Espaço Goma.





Para um melhor entendimento do público sobre o funcionamento da economia solidária no circuito independente foi desenvolvido o Manual Goma Card, disponível para download. A base de trocas é dada pela Tabela de Goma Card, que é uma ferramenta que está sendo desenvolvida por todos os coletivos do Circuito Fora do Eixo, gerando a possibilidade de trocas nacionais através do Fora do Eixo Card.